Atividade 4.2, Organicidade e Contexto documental 27/03/2019

Organicidade e o contexto arquivístico são dois termos bem semelhantes, por se tratar de um nicho de termos correlativos. Porém, há algumas diferenças.
A organicidade de acordo com o texto História e arquivo: interfaces,  é a ação do acúmulo progressivo e continuo, com o objetivo de estabelecer unidades básicas no arquivo, ou séries documentais. Ou melhor definindo, a relação do documento com seu conjunto documental.
O contexto arquivístico, se aplica melhor ao contexto de criação do documento, para melhor direcionamento possibilidade de análises, ganhando inteligibilidade quando se refere ao contexto. O objetivo do contexto tem o foco mais voltado ao seu objetivo de ser e seu significado.

LOPEZ, André Porto Ancona. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005; p.30-34. 

Atividade executada por Bianca Ianae

Atividade 4.1, Documentos da organização dia 27/03/2019

Dois documentos de documentos referentes a organização fictícia: 

O primeiro documento é o cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.



O segundo documento é o contrato individual de trabalho.
Atividade executada por Bianca Ianae


Atividade 3: Definição do fundo - 18/03/2019

Me arquive irá trabalhar com o fundo fictício da Fábrica de Energia Monstros SA.
Suas possibilidades documentais são os principais documentos citados no filme, como os relatórios de produção, e o  cadastro de crianças. Além de outros documentos subentendidos das atividades fins e meio da fábrica.
Todas suposição irão se basear nas informações dadas pelo filme, conceitos básicos de arquivo e diplomática, além de fazer um paralelo com documentos e tipologias produzidos em fábricas reais de energia.


Atividade executada por Bianca Ianae

Atividade 2: Documento nato-digital, ata de reunião 13/03/2019

Segundo documento produzido pelo grupo "Me Arquive!". 
A atividade proposta sugeria a criação de um documento Nato-digital contendo o objetivo do grupo a ser abordado como temática para todas as atividades do semestre. 
Neste segundo documento, o grupo optou pela produção de uma ata de reunião da aula em questão onde foi apresentada a proposta dos grupos e a aprovação do presente grupo auto nomeado de "Me Arquive!". 
O objetivo do grupo ficou definido como o mapeamento da documentação produzida ao decorrer das principais atividades apresentadas da Fábrica de Energia do filme "Monstros SA", além de investigar e supor normas de Diplomática aplicadas na gestão documental.



Atividade executada por Bianca Ianae

Atividade 1: Memorando de criação - 13/03/2019


Atividade realizada em sala, a criação de um documento físico.

O grupo optou pela criação de um memorando para informar a criação do grupo de atividades para a disciplina. 

Tendo como principais elementos da Diplomática para a confecção dos documentos: A assinatura de ciência dos componentes; Data da criação; Instituição produtora; Remetente; e Formatação adequada para a Tipologia. 
Simples elementos apresentados seriam suficientes para atestar sua veracidade como prova documental da criação do grupo de atividades em um contexto institucional.






Atividade executada por Bianca Ianae

Bem vindo ao blog Me Arquive!

Este é o ambiente online com o intuito de ser uma plataforma de compartilhamentos das atividades em sala de aula na disciplina Diplomática e Tipologia Documental - Arquivologia/UnB, ministrada pelo professor André Porto Ancona Lopez. 
O objetivo do blog é investigar, mapear e supor normas de Diplomática aplicadas na gestão documental da Fábrica de Energia do filme "Monstros SA". 

Para o desenvolvedor das tarefas, o grupo Me Arquive tem os seguintes componentes:

Amanda Ferreira – 170004864
Bianca Ianae - 170006930
Gabriel Pereira – 170050149
Edney Cristiano – 170008967
Stephanie Teixeira 170022480

Controle de execução de atividades: 
Atividade 1: Bianca Ianae
Atividade 2: Bianca Ianae
Atividade 3: Bianca Ianae
Atividade 4: Bianca Ianae
Atividade 4.1: Bianca Ianae

Trabalho final

Entre Aqui!