Oficina virtual
Então vamos começar a oficina?
É importante a organização de arquivos para a recuperação dessa informação posteriormente, imagina todos os andares produzindo vários documentos em um só dia! Como se localiza essas informações quando precisa delas? Este post irá lhe explicar um pouco mais sobre a arquivologia e sua importância.
O que é arquivologia?
O que é documento?
O que é documento de Arquivo?
O que é Diplomática?
O que é tipologia documental?
Tipologia documental é o primeiro passo para uma análise documental. A tipologia seria basicamente seu espécie+função arquivística. Seu tipo é a formação do documento, o documento analisado tipologicamente se formata como uma ficha, pela disposição das informações do documento. E sua função arquivística é o motivo porque o produtor decidiu que este documento irá comprovar uma atividade, e no documento apresentado é registrar o funcionário.
O que é Série ?
Jogo das Portas
Roteiro da oficina
O roteiro foi desenvolvido em perguntas que o grupo gostaria de abordar na apresentação.
Foco da apresentação é abordar a importância do arquivo para a empresa fictícia, Monstros SA, abordando conceitos chaves para a compreensão básica do que é arquivologia.
O que é Arquivologia ?
Arquivologia é uma disciplina científica que tem como objetivo estudar e praticar a guarda e a avaliação de documentos no arquivo de uma instituição. A arquivologia está presente do filme todo, desde a presença de uma arquivista no setor de protocolo, e nos documentos que movem todas as atividades desenvolvidas dentro da empresa.
O que é documento?
Documento é toda informação registrada em um suporte material, seja papel, livro ou objeto,que traz em seu significado um valor probatório, ora para comprovar algum período da história, ou um conhecimento, ou um acordo.
O que é documento de arquivo?
Documentos de arquivo são todos os que produzidos e/ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, no exercício de suas atividades, constituem elementos de prova ou de informação. Formam um conjunto orgânico, refletindo as atividades a que se vinculam, expressando os atos de seus produtores no exercício de suas funções. Assim, a razão de sua origem ou a função pela qual são produzidos é que determina a sua condição de documento de arquivo e não a natureza do suporte ou formato.
(Apresentar o formulário de inscrição de CNPJ), um documento importante que é guardado para comprovar a existência de um documento que cadastra a empresa como pessoa jurídica.
O que é Diplomática ?
É um estudo das características intrínsecas e extrínsecas de um documento. Ou melhor traduzindo, é a análise dos elementos contidos no documento, além de apenas as informações escritas, mas o papel, assinaturas, selos, outros; e a diplomática também analisa todo o seu contexto de criação e tramitação.
Perguntar se o ouvinte sabe o que é tramitação, caso não, definir:
Tramitação é todo o caminho que o documento faz dentro, ou fora, da instituição produtora a fim de cumprir todos os seus objetivos administrativos.
O que é tipologia documental ?
A primeira coisa ao se analisar um documento, diplomaticamente falando, seria identificar sua tipologia documental. Que resumidamente é um tipo e uma função arquivística. Tipo é o formato que a informação se dispõe (ata, ofício, contrato) e a função arquivística é o porquê esse documento está sendo guardado no arquivo.
O que é série documental?
Após fazer a análise tipológica, se identifica as séries, que são os agrupamentos dos mesmo tipos documentais em sequência.
Explicar como fazer uma análise diplomática dos documentos do grupo
(Mostrar o ofício informativo geral de infestação) Visualmente, ele segue uma formatação, ou seja, o tipo, que se denomina como ofício, e a sua função arquivística à empresa é para comprovar uma falha na segurança e danificação da infra estrutura, ou seja, essa série documental irá agrupar todos os documentos iguais a esses, observa-se que este documento contém um número de série : 00087/2001, então, teoricamente terá mais oitenta e sete documentos no mesmo formato.
Como você guarda os seus documentos?
Escutar a resposta
(Principal forma, uso) Explicar a teoria das três idades
Como você exemplificou, agrupar por semelhantes ou por frequência de uso é uma das formas mais comuns que os arquivos tb organizam seus documentos. Existe uma teoria mãe da arquivística brasileira de Schellemberg chamada teoria das tres idade, ela divide fisicamente o arquivo em tres para melhor localização e organização destes. A fase corrente, é a que mais se tem frequência nos documentos, é a fase de que todos os objetivos administrativos do documento são cumpridos, a intermediária vem após a sentença, é o período de guarda de segurança que cada documento tem, é como a conta de água e luz que em tese deveria ser guardada por cinco anos. E por último, a destinação final ou esse documento será eliminado ou fará parte do arquivo histórico.
O que é um plano de classificação?
A segunda forma mais comum, é agrupar os semelhantes, no plano de classificação, é mapeada todas as tipologias documentais e seus contextos e agrupados com os documentos de mesma natureza.
Explicar como é formado um plano de classificação
A estrutura de um código de classificação, basicamente é um grupo, uma função e uma espécie, ao formar um código de classificação para o ofício, temos a espécie que é a sua tipologia documental: ofício para informativo geral de contaminação, sua função no arquivo: Comprovante de comunicação aos funcionários sobre a contaminação, e por fim, o grupo que seria o topo dessa classe documental: contaminações
Grupo : Contaminação
Função: Comprovante de alerta aos funcionários sobre a contaminação
Espécie: ofício para informativo geral de contaminação
Gincana das portas
Cada ouvinte terá direito a responder uma pergunta, como se ao acertar a pergunta, assustaria a criança que está dormindo nas portas, caso o acerto se ganha o tubete com doces e seu tubo de gritos cheio de energia, ou açúcar.
Atividade optativa em grupo – Influência de Luciana Duranti
Atividade 10, 20/05/2019
A atividade proposta para o dia 20 de maio de 2019, consiste em escolher um documento do arquivo fictício do grupo, e realizar neste documento a Análise Diplomática segundo Lopez, e segundo Duranti, além de realizar a Análise Tipológica segundo Lopez e comparar com a proposta de Duranti para Diplomática Especial. Utilizamos como base o Ofício 00087/2001.
Análise Diplomática - André Lopez
Denominação: Ofício
Disposição da Informação: No centro superior há o logo da empresa, segundo o modelo tipológico de ofício, o documento segue as normas padrões de formatação, no canto superior esquerdo há o número do ofício, no superior direito a data de produção, centralizado o título "optativo", seguido do texto expressando o comunicado, e logo abaixo as assinaturas dos diretores da empresa.
Suporte: Nato Digital
Formato: Folha Avulsa A4
Forma: Cópia
Gênero: Textual
Sinais de Validação: Assinatura digital dos diretores, logomarca da empresa e cadeia de custódia.
Trâmite: O documento foi criado a partir de um processo aberto pela CDA após localizar um ser indesejável e que poderia causar danos à fábrica.
Análise Diplomática Clássica - Duranti
Suporte
- Material: Nato Digital
- Formato: Folha Avulsa, Ofício A4
- Preparo para receber a mensagem: ---
- Layout: Formato Ofício
- Tipo de Texto: Comunicado Geral
- Diferentes tipos de Caligrafia: Inexistente
- Parágrafos: Parágrafo único
Texto
- Pontuação: Norma padrão língua portuguesa
- Abreviaturas e Iniciais: Inexistentes
- Emendas e Correções: Inexistentes
- Software de Computador: Sistema Eletrônico Z
- Fórmulas: Inexistentes
Linguagem
- Vocabulário: Norma Padrão Língua portuguesa
- Dissertação: Comunicado urgente geral, atestando contaminação
- Título: Comunicado
Sinais Especiais
- Sinais de Escritores e Subescritores: Assinatura digital
- Sinais de Chancela: Inexistentes
- Forma e tamanho: Inexistentes
Selos
- Tipologia: Inexistente
- Legenda: Inexistente
- Método de Afixação: Inexistente
Anotações
- Execução: Inexistente
- Manuseio: Inexistente
- Administrativo: Inexistente
Análise Tipológica - Lopez
Fundo/Titular: Empresa Monstros S.A
Espécie: Ofício
Função Arquivística: Informar a interdição da fábrica, devido a invasão de uma criança.
Tipo Arquivístico: Ofício Comunicativo de Interdição da Fábrica
Diplomática Especial - Duranti
Tipo do documento: Ofício geral
Suporte: Digital
Formato/Dimensão: Digital
Sinais de Validação: Assinatura do Diretor da empresa Monstros S.A e do agente 001
Propósito do Documento: Informar sobre uma ameaça tóxica a Monstrópolis e a interdição da fábrica.
Identificação da Empresa: Logomarca da empresa Monstros S.A
Gênero: Textual
Atividade 9
Diplomática Clássica e Análise diplomática
Diplomática clássica é analisada por conceitos, pelas noções fundamentais e sobre o método que se usa para se aplicar à um documento. Sua relação com a análise diplomática é que ambas identificam melhor o que o documento é de fato, tornando mais fácil de se definir procedimentos técnicos adequados.
Diplomática especial e Tipologia documental
A diplomática especial é um ramo da diplomática em que os princípios teóricos se tornam individuais, com características mais claras se aplicando a cada documento individualmente, e suas funções específicas. Assim como a tipologia, que busca definir cada função para trazer uma maior e melhor compreensão do documento.
Atividade realizada por Stephanie.
Atividade 8, Avaliação- 22/04
Atividade 7- Filme Amnésia, 17/04
Filme:
https://thepiratebay.org/torrent/7459175/Memento_(2000)_720p_BrRip_x264_-_700MB_-_YIFY
Legenda http://legendas.tv/download/f520dd0e74d269c263b084a31193cea1/Memento/Memento_2000_720p_BluRay_x264_YIFY
Atividade 6, Parte 2, 08/04/2019
Atividade 6, Parte 3, 08/04/2019
Hierarquia de tipologia dos documentos da Fundo Monstros SA
1. Recursos de “Monstros”
Atividade 6, Parte 1- 08/04/2019
Atividade 5.2 - Criação de 4 documentos, dois fundos- 01/04/19
O primeiro documento do grupo é uma de um pedido fictício de acesso ao arquivo da empresa, sendo utilizado como modelo do portal E-SiC, simulando que a empresa fizesse parte dos órgãos públicos e subordinados a LAI. Já o segundo é um e-mail, onde usamos para comunicar e designar as tarefas aos componentes do grupo.
Atividade 5.1- Kit MCE-BYTE, 01/04/19
O terceiro exemplo de modelo a ser utilizado tem o foco nas tipologias e o contexto arquivístico dos documentos, para este exemplo foi considerado todo o fundo documental MCE-byte, seguindo as diretrizes especificadas pr Lopez.
''a) Identificar as espécies do acervo da organização (análise diplomática).
b) Identificar quais as funções (quanto ao uso pelo titular do arquivo) se relacionam a quais documentos.
c) Sistematizar um esquema hierárquico que consolide as informações relativas às ocorrências documentais daquele titular, que seja capaz de articular as espécies com as respectivas funções (plano de classificação).
d) Não se esquecer de registrar todos os passos do processo e as definições que foram sendo elaboradas.''
Diferença entre Análise Diplomática e Análise Tipológica:
A diplomática é responsável pela análise da espécie documental. Quase todo ato administrativo gera um documento de natureza jurídica, que condiciona seus aspectos formais, também por razões de autenticidade. É importante lembrar que um ato administrativo não se encerra aí: ele costuma gerar um fato administrativo, que é a realização do que demanda seu conteúdo. Os aspectos formais do documento são analisados pela Diplomática, de forma que possa ser avaliado em relação à sua verdadeira natureza. Seu campo normalmente se limita à questão da autenticidade, da contextualização (a partir da data tópica e cronológica, da instituição de origem) e da estrutura formal. A Tipologia Documental se ocupa de séries documentais, analisando o que se chama de “lógica orgânica dos conjuntos documentais”. Estabelece uma relação entre a espécie documental e seu tipo, em última instância uma especificação realizada a partir do conteúdo, ela une a Diplomática com a Organicidade Arquivística, fazendo a junção da espécie documental com a atividade do seu titular arquivístico, uma mesma espécie pode ter funções diferentes, e formar tipologias documentais diferentes.
Atividade executada por: Bianca Ianae, Edney Cristiano e Gabriel Pereira.
Atividade 4.2, Organicidade e Contexto documental 27/03/2019
Organicidade e o contexto arquivístico são dois termos bem semelhantes, por se tratar de um nicho de termos correlativos. Porém, há algumas diferenças.
A organicidade de acordo com o texto História e arquivo: interfaces, é a ação do acúmulo progressivo e continuo, com o objetivo de estabelecer unidades básicas no arquivo, ou séries documentais. Ou melhor definindo, a relação do documento com seu conjunto documental.
O contexto arquivístico, se aplica melhor ao contexto de criação do documento, para melhor direcionamento possibilidade de análises, ganhando inteligibilidade quando se refere ao contexto. O objetivo do contexto tem o foco mais voltado ao seu objetivo de ser e seu significado.
LOPEZ, André Porto Ancona. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005; p.30-34.
Atividade executada por Bianca Ianae
Atividade 4.1, Documentos da organização dia 27/03/2019
Atividade 3: Definição do fundo - 18/03/2019
Suas possibilidades documentais são os principais documentos citados no filme, como os relatórios de produção, e o cadastro de crianças. Além de outros documentos subentendidos das atividades fins e meio da fábrica.
Todas suposição irão se basear nas informações dadas pelo filme, conceitos básicos de arquivo e diplomática, além de fazer um paralelo com documentos e tipologias produzidos em fábricas reais de energia.
Atividade 2: Documento nato-digital, ata de reunião 13/03/2019
Atividade 1: Memorando de criação - 13/03/2019
Bem vindo ao blog Me Arquive!
Atividade 4: Bianca Ianae
Trabalho final
Entre Aqui!
-
Questão 1 - Tendo em vista que a autenticidade é o objeto de estrutura formal da Diplomática, aponte 3 procedimentos primários que pode...
-
O presente post é uma respectiva da oficina de Diplomática e Tipologia documental apresentada no dia 19/06/2019. Decoração...
-
-
Esta atividade se baseia no conjunto fictício MCE-Byte encontrado no site: http://dtdvirtual.blogspot.com/p/kit-mc.html, e o texto “ IDENTIF...
-
Filme amnésia, 2000- Christopher J.J.Nolan O filme foi objeto de estudo do livro fruto de uma tese de Pós-Graduação (RONCAGLIO, C. ; M...
-
Dois documentos de documentos referentes a organização fictícia: O primeiro documento é o cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. ...
-
A atividade proposta para o dia 20 de maio de 2019, consiste em escolher um documento do arquivo fictício do grupo, e realizar neste docum...
-
Entre Aqui!
-
A atividade proposta foi da criação de 4 documentos, dos dois fundos documentais trabalhados. Os dois primeiros documentos são do fundo d...
-
Este é o ambiente online com o intuito de ser uma plataforma de compartilhamentos das atividades em sala de aula na disciplina Diplomátic...